ARCHcine_2020_site_v02_longas.jpg
CONFIRA OS LONGAS  NACIONAIS EM COMPETIÇÃO

Foi divulgada a lista de longas-metragens nacionais que participam da sua Mostra Competitiva do 5º ARCHcine 2020.

 

No total, cinco longas brasileiros foram escalados para a competição do festival, que aprofundará temas como especulação imobiliária, patrimônio, gestão do espaço urbano e sustentabilidade. A Competitiva contará ainda com a cinebiografia “Konder - O Protagonismo da Simplicidade”, que retrata a vida e obra de Marcos Konder Netto, um dos maiores arquitetos do Movimento Moderno Brasileiro.

 

O 5º ARCHcine 2020 recebeu a inscrição de mais de 200 filmes. A seleção de internacional e a programação completa do festival serão divulgadas nos próximos dias. O festival acontece totalmente em formato online, entre 16 a 26 de novembro de 2020.

 

Confira abaixo a lista completa dos longas-metragens nacionais selecionados para Mostra Competitiva do 5º Festival Internacional de Cinema de Arquitetura - ARCHCINE 2020.

 

“Banco Imobiliário”, dir. Miguel Antunes Ramos, RJ, 2016, Doc, 61 min

 

Brian caminha por seu bairro de infância, procurando novas áreas para uma incorporação imobiliária. Romeo, em seu escritório envidraçado, desenha uma estratégia de marketing. Carla planeja seus novos investimentos vendo a cidade do alto. Um jogo de tabuleiro. Uma imagem de futuro. Um projeto de cidade.

 

“Konder - O Protagonismo da Simplicidade”, dir. Igor de Vetyemy e Gabriel Mellin, RJ, 2019, Doc, 76 min

 

O documentário apresenta a vida e obra Marcos Konder Netto, um dos maiores arquitetos do Movimento Moderno Brasileiro. Além de engajamento social, artístico e arquitetônico, Konder contribuiu com apenas teorias, técnicas e dedicação política, mas também com o maior marco de sua personalidade: a generosidade e a simplicidade.

“No Caminho das Pedras”, dir. Marco Antonio Pereira, RJ, 2019, Doc, 71 min

 

No Caminho das Pedras percorre a história das famosas calçadas de pedras portuguesas, desde o seu surgimento em Lisboa, na metade do Século XIX, até chegarem ao Rio de Janeiro e se eternizarem no icônico calçadão de Copacabana, criado por Burle Marx.

 

“Quem Mora Lá”, dir. Conrado Ferrato, César Vieira e Rafael Crespo, RJ, 2018, Doc, 61 min

 

O filme conta a história de uma família moradora da comunidade do Pocotó, nos fundos do bairro de Boa Viagem de Recife. Enquanto a comunidade é ameaçada de despejo pela prefeitura, eles se organizam com a ajuda do MTST para ocupar um prédio no centro da cidade.

 

“Um Presente À Prova de Futuro”, dir. Eduardo Rajabally e Sylvio Rocha, SP, 2020, Doc, 78 min

 

O documentário, narrado por Lenine, discute o atual modelo econômico linear (exploração, produção, consumo e descarte), que coloca em risco o futuro da vida em nosso planeta. Como alternativa estuda a Economia Circular, seus novos processos e a transformação na maneira de pensar e ver o mundo.

 

 

Contato: archcinefestival@gmail.com